FacebookYouTubeTwitter

Carnaval do Nordeste dos EUA

O primeiro bailinho surgiu nos EUA no ano de 1973 em Lowell  pela mão de José Valadão, Lourenço Valadão e Francisco Meneses... "Foi precisamente em 1973 que José Valadão, Lourenço Valadão, estes dois irmãos e cunhado Francisco Meneses, todos naturais da ilha Terceira, trouxeram a palco o carnaval terceirense", disse ao PT Paulo Godinho, activo presidente do Portuguese American Center (PAC), popularmante conhecido como o clube dos azuis e ele próprio grande entusiasta e apoiante desta tradição. "Segundo conversa que tive com José Valadão, na bonita idade dos 70, os ensaios eram efectuados na cave de uma casa. No desenrolar da nossa conversa, José Valadão, que ainda frequenta esta presença portuguesa em Lowell, disse ainda que a 1.ª dança de carnaval surgida por terras americanas foi um bailinho cujo assunto era "A Pomba, a Galinha, o Melro Preto  e o Queimado", disse ao PT Paulo Godinho, presidente do PAC e cujo salão se mantém de portas abertas a esta iniciativa desde o aparecimento da primeira dança em 1973.

"Em 1973 e 1974 o carnaval terceirense resumia-se aos salões das colectividades do norte. Portuguese American Center (PAC), Portuguese American Civic League (PACL) e Sociedade do Espírito Santo (Campo do Espírito Santo), todas em Lowell. Em 1975 os bailinhos de Lowell, que entretanto foram aparecendo mais, começaram a desfilar pelos salões do sul, prossegue Paulo Godinho, trasmitindo-nos o testemunho que conseguiu junto de José Valadão, cujo filho, Délio Valadão e netos continuam a reviver anualmente esta tão popular tradição por terras americanas.

A "febre" do carnaval trazida da ilha Terceira encontrou eco por Lowell e gradualmente se foi propagando às colectividades do sul, como sejam ao seio da comunidade de Taunton (Taunton Sports); East Providence (Phillips Street Hall) e mais recentemente Pawtucket (Amigos da Terceira) e salão da igreja
de Santo António, Fall River (salão da banda de Nossa Senhora da Luz), Clube Português e Recreativo (Warren). Depois de José Valadão, Lourenço Valadão, Francisco Meneses terem lançado a semente do carnaval terceirense pelos EUA começou a aparecer a geração de Délio Valadão, José António Martins, Álvaro Fagundes, estes por Lowell, Anselmo Leal por Lawrence, Manuel Rocha por Stoughton.

Mas o carnaval teima em ultrapassar as gerações para contrariar aqueles que dizem que a comunidade está acabada, que os mais jovens não querem saber das velhas tradições. Na verdade chegou ao fim, mas daqueles que entregam a alma ao criador, porque os que por cá vão ficando não esquecem as tradições de
pais e avós. ...

 

"Carnaval 2005, 32 anos de tradição revivida pelos EUA desde 1973 ." http://www.portuguesetimes.com/Ed_1754/Comuni/co12.htm

 

Abaixo estão os nossos amigos. Eles entendem o seu amor para o Carnaval. Mostre-lhes o seu gratificação, visitando seus sites.

Stereo PlusMorais LTDA.Fagundes Plumbin and HeatingAM Drywall

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE PATROCÍNIO

Copyright © 2015 CarnavalEUA.com. Todo o conteúdo ao longo das páginas deste site são de propriedade de CarnavalEUA.com ou seus respectivos proprietários. Todos os direitos reservados.

Forneça feedback do nosso site. Email: pbotelho@carnavaleua.com ou jgoncalves@carnavaleua.com

Renúncias e Política de Privacidade